Make your own free website on Tripod.com

camargo
Orígem
Principal
Orígem
Brasão
Ancestrais
Gasparino Vieira Borges
Iracema Rodrigues da Silva
Jorge Vieira de Camargo
João Vieira de Camargo
João Vieira de Camargo
Cypriano Vieira de Camargo
Família Camargo
Os filhos
Antonio Fleury Camargo
Maria Elsa Camargo
Maria Cerly Camargo
José Rodrigues de Camargo
Rita Rodrigues Camargo
Eloina Rodrigues Camargo
João Vieira de Camargo

 

Camargo Origem

 

O município de Camargo, situado nas imediações de Santander, na Espanha, aparece já no século XI como território com jurisdição própria. No século XVI, se libertou do jugo senhorial e passou a depender exclusivamente da coroa passando a denominar-se Real Valle de Camargo, nome que conserva até hoje.

Tem-se discutido bastante sobre a etimologia do nome Camargo, Para P. Sota, o nome viria da antiga Camarica, uma das regiões que compunham a Cantábria nos tempos de Augusto. A esta teoria se opõem:

M. Escagedo, que disse: Se atentássemos somente ao som do nome tenderíamos a isto por certo, porém a Camarica dos cantábrios, nome tomado de Fentes Tamarid, era a região que hoje se encontra entre Cervera, Aguilar, Becerril, etc. e nada portanto tem a ver com nosso vale. Ainda que na região geográfica cantábria. Camargo está na zona dos juliobriguenses que tinham sua capital em Julióbriga, perto de Reinosa.

Da mesma opinião é P. Flerez, que diz: deste nome abusou Sota, para dizer que foi Camargo, a duas léguas de Santander; o que se aproxima tanto de Ptolomeo como é o de cima e o de baixo; porque a Camarica Ptolemaica dista da costa de Santander mais de dezessete léguas e vai até o poente de Juliobriga, tudo o que se opõe muito a Camargo

V. Renero em sua obra Formas dialectales y toponímicas de Cantabria, com a cautela própria de um bom investigador, disse que não pode abandonar-se a idéia de Sota apesar da contradição de Flórez, por entender que nem sempre são exatos os dados que os geógrafos antigos nos transmitiram, e que também pode repetir-se o nome ou pelo menos a raiz, relacionando esta também com Cabarga, Cabárceno, etc.

Finalmente Seje y Lomba, diz que Camargo indica terreno plano junto ao mar, e esta mesma situação tem o Camargo de Cantábria e La Camargue francesa, havendo também um bairro com este nome em Carasa, em posição muito parecida. Esta parece a mais acertada das muitas versões que acabamos de ver.

Segundo autores franceses Camargue poderia vir do dialeto celta-liguriano Ca-mar significando campo recoberto dágua.

Mande sua contribuição para

Nilo Momm